quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Crimes na internet

A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados por conexões que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.



Internet e internet têm significados diferentes. Enquanto internet significa um conjunto de redes de computadores interligadas, a Internet se refere à internet global e pública, disponibilizada pelo Protocolo de Internet. Entretanto, existe somente uma rede única e global, o conjunto de todas as redes, a Internet.


A Internet veio no intuito de nos ajudar em pesquisas, a nos comunicar com outras pessoas no mundo, publicar notícias e coisas de nosso interesse, divulgar outros sites etc. Porém, a internet vem sendo usada como uma ferramenta para o mal.

Criminosos no mundo todo publicam e divulgam fotos e vídeos de crianças nuas, abusos sexuais contra crianças e até eles mesmos abusando delas.

Outros crimes comuns são vírus lançados na rede para a obtenção de dados dos usuários nos seus computadores, um desses vírus é conhecido como SPYWARES, palavra de origem inglesa,ele age como um espião quando introduzem no computador, capaz de enviar todos od dados do usuário, inclusive oque for digitado no teclado, com essas informações os criminosos têm acesso a contas em bancos ON LINE, sacando dinheiro e usam o nome do usuário como se fosse o próprio.Falsidade Ideológica é o nome deste. A falta de uma legislação específica que defina os diferentes tipos de delitos e acelere a obtenção de dados de usuários delituosos impede que os tribunais ajam com rapidez na punição de crimes da web. Mas esta carência pode estar perto do fim, já que em junho deste ano foi votado no senado o mais completo texto legislativo já produzido no país para regular a repressão a crimes de informática, relatado pelo senador Eduardo Azeredo com a assessoria do Dr. José Henrique Santos Portugal, incorpora atualizações e contribuições de outros projetos de lei menos abrangentes e altera o Código de Processo Penal, o Código Penal Militar e a Lei de Interceptação de Comunicações Telefônicas. Mas o que de fato se espera em relação a Leis específicas para informática é:
- A regulamentação sobre as informações de cadastro e utilização validação e disposição.
- Definição de responsabilidades.
Todavia, qualquer esforço para combater tais delitos são bem vindos sempre, mesmo porque os crimes estão se tornando muito comuns em dias atuais. Agora só nos resta esperar no que tal lei vai coibir.

imagens ecolhidas pelo grupo:




representante:Judite Cristina






Nenhum comentário:

Postar um comentário